segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um pouco de poesia


"Desejo tudo quando nada quero
Ficar longe é o meu modo de estar perto
Por mais que invente, sempre sou sincero
Quanto mais sonho mais estou desperto".
(Lêdo Ivo)



DEVE SER ASSIM

Guardar, não guardar...
Guardar alguma coisa
não é esconde-la ou tranca-la
Em cofre não se guarda nada,
em cofre perde-se a coisa à vista
Guardar alguma coisa é olha-la
fita-la, mira-la por admira-la,
isto é, ilumina-la ao ser por ela iluminada,
estar acordada por ela ou ser por ela.
(Antônio Cícero)



Conceba-me como um sonho de pedra
Meu seio, onde os mortais vem lamentar
é feito para estimular
o amor de todos os poetas
mudo e nobre como a própria matéria.

Neve como carne, gelo como coração
pairo no alto, uma esfinge indecifrada
conjurando atos que alteram formas
Nunca riu, nunca choro.

Com admiração devotada
os poetas se curvam
ante minha pose monumental
enganalada no mais orgulhoso pedestal.

E para deter esses dóceis adoradores
rapidamente,
congelo em um espelho perfeito
a luz eterna de meus grandes olhos.
(Charles Baudelaire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário